terça-feira, 26 de novembro de 2013

Paulo Freire e Educação Libertadora: Memórias e Atualidade


Organizadores

Eliete Santiago e José Batista Neto


Sobre os organizadores


José Batista Neto é licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paris V (René Descartes). Atualmente, é Professor Adjunto IV do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Programa de Pós-graduação em Educação, atuando no Núcleo de Formação de Professor e Prática Pedagógica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. É membro do Conselho Editorial dos Cadernos de Estudos Sociais, periódico da Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, prática pedagógica, didática do ensino superior e ensino de história.


Maria Eliete Santiago possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências da Educação - Universite de Paris V (Rene Descartes). Professora Titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Formação e Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo, prática pedagógica, profissionalização docente e questões étnico-raciais.Coordena a Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco.


Sobre o livro:

O livro Paulo Freire e Educação Libertadora: Memórias e Atualidades inaugura a linha de publicação da Cátedra Paulo Freire da UFPE. Reúne trabalhos de pesquisadores(as) que tomam Paulo Freire como referência para os seus estudos, pesquisas e intervenção pedagógica. Busca no cotejamento da memória, a trajetória de Paulo Freire, pondo em relevo fontes e contextos nos quais foi erigido seu pensamento político-pedagógico, demonstrando a força, a vitalidade e a abrangência desse pensamento. Mostra a presença dos referenciais freireanos na produção de conhecimentos em diversas áreas e as possibilidades de sua reinvenção.

O livro ainda mostra que o pensamento de Paulo Freire mantém-se em movimento e dialoga com diferentes campos do conhecimento, para a leitura de questões contemporâneas. Os estudos realizados dizem das possibilidades de interlocução com aspectos da matriz de pensamento de Paulo Freire, na proposição de uma educação libertadora, eticamente comprometida, e humanizadora dos sujeitos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário